INTERNAÇÕES 24H 11 4788-1902 INTERNAÇÕES 24H - Whatsapp 11 98601-3664 | 11 98601-4247 AGENDAMENTO DE CONSULTAS 11 5081-8811
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Blog

Vamos falar sobre Transtorno Borderline?

Vamos falar hoje de uma doença que tem um nome relativamente bonito, mas que de beleza não tem nada: o Transtorno Borderline (também conhecido como Transtorno de Personalidade Limítrofe – TPL). A síndrome é conhecida pelo intenso descontrole das emoções, uma vez que a doença acarreta oscilações de humor, relacionamentos turbulentos e destrutivos, impulsividade e sentimento constante de ameaça de perda direcionado a amigos, familiares e pessoas queridas.

Em muitos casos, os indivíduos que sofrem com a doença têm momentos bastante estáveis, com surtos psicóticos e comportamentos descontrolados. Esses sintomas podem ter início ainda na adolescência e se tornam mais recorrentes no início da vida adulta.

A doença, infelizmente, carrega certo preconceito, assim como alguns outros transtornos como a depressão. Por isso, é importante ressaltar: embora os casos sejam delicados, o portador desse tipo de enfermidade precisa receber tratamento rápido e adequado. Seus atos não são resultado de capricho e imaturidade, eles, na verdade, são frutos de necessidades emocionais profundas e complexas.

Uma pesquisa do Instituto de Psicologia (IP) da USP detectou, inclusive, uma relação importante entre distúrbios de Borderline e comportamentos ligados a dependência de drogas, jogos e objetos, por exemplo.

Por isso, é importante o acompanhamento de um especialista qualificado, a fim de analisar o caso profundamente, tratando-o de forma mais humana possível e abrangendo todas os fatores ligados a doença. Algumas vezes, a síndrome chega a ser confundida com esquizofrenia ou bipolaridade, sendo, portanto, essencial um diagnóstico correto e tratamento específico com psiquiatra, para dar suporte e autonomia ao paciente.
« Voltar