Blog
Uso excessivo das telas pode causar danos à saúde mental de crianças
04 de março de 2022Crianças que fazem uso elevado de telas apresentaram níveis significativamente altos de problemas relacionados à saúde mental durante a pandemia. Foi o que revelou um estudo recente publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA Network)!
De acordo com a pesquisa, crianças mais novas, com um tempo considerável de utilização de TV ou mídias digitais, tiveram maiores dificuldades na conduta, assim como hiperatividade e desatenção.
Nas mais velhas, esse uso excessivo (TV e mídias digitais) foi associado à depressão, ansiedade e desatenção. Já a utilização exacerbada de videogame, nesse caso, também resultou em níveis significativos de quadro depressivo, irritabilidade, desatenção e hiperatividade.
Vale ressaltar que, das 2.026 crianças analisadas pelos pesquisadores, cerca de 52% delas já tinham condições relacionadas ao bem-estar emocional, e aproximadamente 16% possuíam diagnóstico prévio de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Esses dados evidenciam que o uso exagerado de aparelhos eletrônicos afeta não só os pequenos de modo geral, mas sobretudo aqueles que já possuem alguma questão psicológica envolvida.💡Então, é essencial que principalmente os pais ou responsáveis tomem muito cuidado com essa utilização intensa das telas em casa.
É fundamental orientar a criança, limitar e acompanhar esse tipo de atividade.
Portanto, fique atento e, se preciso, procure o suporte profissional para te auxiliar adequadamente. Conte com a gente!
(Referências: jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2787454?)