Blog
Transtorno de Estresse Pós-Traumático
23 de julhoProfissionais alertam para o perigo de uma incidência significativa de Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) em pacientes que tiverem quadros graves de covid-19.
Conduzido pela University College London, na Inglaterra, um grupo de especialistas em traumas ocasionados pela doença (Covid Trauma Response Working Group) revelou uma pesquisa que mostra que 30% dos pacientes que sofreram no passado com enfermidades graves, durante surtos de doenças infecciosas, desenvolveram TEPT. O estudo destacou ainda que depressão e ansiedade também eram comuns.
Essa é realmente uma vivência que pode ser extremamente assustadora, estressante e traumática. Por isso, a longo prazo, o transtorno pode se desenvolver e acarretar alguns sintomas bem sérios que afetam muito a qualidade de vida:
- Reexperiência/revivescência: pesadelos e lembranças do episódio traumático, elas são involuntárias e recorrentes (flashbacks).
- Distanciamento emocional: há uma forte recusa em falar sobre o trauma, atividades antes prazerosas são evitadas e pode haver, inclusive, o uso de bebidas alcoólicas ou drogas para evitar as memórias persistentes.
- Hiperexcitabilidade psíquica: episódios de pânico (coração acelerado, medo de morrer), alterações no sono, tonturas, dificuldade de concentração, estado constante de alerta, irritabilidade e dores de cabeça.
- Sentimentos de impotência, incapacidade, insegurança, desesperança em relação ao futuro, sensação de vazio podem surgir.
Apesar de o risco ser maior em quem vivenciou na pele a covid-19, aquelas pessoas que testemunharam de perto familiares e amigos com o novo coronavírus (sobretudo, se houve óbito) também podem apresentar transtorno do estresse pós-traumático.
Então, se você se identificou com os sinais de alerta citados acima ou se nota esses e outros sintomas em alguém conhecido, busque ajuda o quanto antes.
Lembrando que não é só a covid: se você passou, de maneira geral, por um acontecimento ruim, que mexeu muito com você, fique atento e fale com um profissional.
Mesmo não sendo TEPT, a sua saúde mental pode estar bastante afetada, então procure apoio terapêutico. Estamos aqui por você!