Blog
Transtorno Borderline pode estar fortemente ligado à infância!
É possível que sinais do problema apareçam já nessa fase...O Transtorno Borderline (também conhecido como Transtorno de Personalidade Limítrofe - TPL) é uma síndrome, muitas vezes, desconhecida. Por isso mesmo, ela ainda é confundida, algumas vezes, com outras doenças.
Ela está muito relacionada à infância, já que, em boa parte dos casos, as pessoas que sofrem com esse transtorno vivenciaram, quando menores, situações traumáticas, com uma relação ruim com os pais, abuso, trauma emocional, bullying, entre outras causas. Geralmente, a síndrome é mais facilmente diagnosticada na fase adulta, mas nos pequenos alguns sinais podem alertar para o problema:
- São crianças mais exigentes e que necessitam de mais atenção do que o normal;
- Sofrem com episódios frequentes de tristeza;
- São mais sensíveis a críticas;
- Não lidam muito bem com mudanças na rotina e se frustram com mais facilidade;
- São mais irritadiços, podendo ocorrer graves acessos de raiva;
- Possuem um temperamento bastante difícil e de característica muito impulsiva;
- Ao estressar-se, a criança pode demonstrar certos sintomas físicos: puxar fios de seu cabelo, dores de estômago, dores de cabeça, problemas alimentares e alterações no sono.
O tratamento pode incluir psicoterapia, visando ouvir, acolher, orientar e ajudar o paciente no controle dos impulsos e a lidar e entender o seu comportamento. O acompanhamento psiquiátrico é também importante, com foco em um cuidado integral dos sintomas e do quadro.
Na Clínica Maia, temos uma unidade destinada exclusivamente aos jovens (Maia Jovens), para dar todo o apoio necessário. Pode contar com a gente. Fale com a nossa equipe!