Blog
Vamos conversar sobre os tipos de Internação Psiquiátrica?
16 de março de 2022Apesar de a internação psiquiátrica, infelizmente, ser ainda um grande tabu, na verdade o seu objetivo nada mais é do que proteger, acolher, cuidar, apoiar e prestar todo o suporte necessário àquelas pessoas que sofrem com algum transtorno mental ou dependência química, sobretudo, quando há surtos/crises e ideação suicida.
E, dentro disso, o paciente pode ser internado na Clínica Maia por meio de três modalidades de tratamento:
- INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA: é aquela realizada com o consentimento do paciente;
- INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA: é a que ocorre a pedido de um familiar, sem a concordância da pessoa que será internada. Ela é realizada somente com a autorização médica, e é necessária quando o paciente apresenta prejuízo grande do senso crítico, com a perda da capacidade de julgar adequadamente suas próprias ações, principalmente se há riscos à sua vida.
- INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA: é quando a medida é determinada pela Justiça, após solicitação de um médico a um juiz competente (aqui, não é necessária a autorização familiar). Segundo o artigo 9º da lei 10.216/01, o especialista faz o pedido de internação atestando que a pessoa não tem domínio sobre a sua condição psicológica e física.
Com serviços de hotelaria diferenciados, vale ressaltar que as nossas unidades são preparadas para atender com toda segurança, conforto e acolhimento os pacientes que necessitam de internação, inclusive a involuntária, que, muitas vezes, salva vidas e preserva o bem-estar de quem precisa de ajuda!
Então, se preciso, conte com a gente. Estamos aqui para você!!!