Blog
Tecnologia pode causar transtorno mental. Fique atento!
Um estudo realizado pela Microsoft e apresentado no Fórum Econômico Mundial, na Suíça, afirma que grande parte dos brasileiros se beneficia com a tecnologia em várias áreas de sua vida. No entanto, a mesma tecnologia que auxilia o dia a dia de muita gente pode causar também insônia, ansiedade e depressão e está ligada a um recente transtorno mental: a dependência da tecnologia.A população é, praticamente, bombardeada quase o dia todo por ações tecnológicas, principalmente nos quesitos internet e rede social, um universo complexo e polêmico. O transtorno já é comparado, inclusive, a fatores causados por dependência química, por exemplo.
Mas, afinal de contas, o que caracteriza a doença? Simples: o descontrole sobre o uso da tecnologia, principalmente se isso gera aspectos negativos importantes no cotidiano da pessoa. O problema está relacionado à utilização impulsiva de smartphones, jogos eletrônicos e redes sociais. O vício pode acarretar alterações no comportamento e causar complicações sociais, profissionais e de saúde.
Uma análise científica feita por pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, traçou um perfil do viciado em videogames que, aparentemente, está ligado à hiperatividade, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do déficit de atenção e depressão.
Portanto, quando falamos sobre avanços tecnológicos, todo cuidado é pouco. A tecnologia é benéfica e muito necessária, mas como tudo em exagero, ela pode ocasionar consequências sérias. Em caso de dúvida, consulte um profissional e saiba mais sobre o tema, principalmente se houver identificação com ele.