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TDAH: sintomas, tratamento, dicas!
13 de abril de 2021
Os sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, ou TDAH, podem aparecer bem cedo, entre 3 e 7 anos de idade.
O adolescente ou a criança com essa condição é principalmente desatenta, bastante hiperativa, inquieta, impaciente e impulsiva em boa parte do tempo. O pequeno pode ter uma dificuldade significativa para seguir regras, respeitar limites, e, em consequência, geralmente tem uma relação conflituosa com pais, colegas e professores.
A Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) alerta que “há inúmeras pesquisas mostrando que o TDAH está associado ao fracasso acadêmico, abandono escolar, acidentes de trânsito, uso de drogas, álcool e divórcio, entre outras situações negativas na vida adulta”. Nessa fase o risco de dependência química, ansiedade e depressão associados ao TDAH pode ser bem maior.
Por isso, é fundamental buscar ajuda especializada ao sinal de qualquer sintoma incomum na criança, para que o diagnóstico seja precoce e para que o tratamento com psicoterapia e medicamentos seja iniciado o quando antes, preservando sua qualidade de vida.
Confira também dicas para auxiliar o pequeno a enfrentar o confinamento durante esta pandemia de COVID-19:
- Brincadeiras são sempre bem-vindas: pode ser um quebra-cabeça, desenho, atividades manuais.
- Interação online com os coleguinhas: acompanhando de perto e delimitando, ligações e jogos educativos online são interessantes para promover interação com os amigos de forma segura.
- Momento de leitura, pode ser inclusive em família: é muito importante sempre incentivar a leitura, e, ao mesmo tempo, é uma ótima distração/passatempo para a criança.
- Regras e rotina são importantes: a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica, por exemplo, utilizar fotos, desenhos ou imagens que demonstrem objetivos a serem atingidos ou que anunciem as atividades do dia.
De acordo com a entidade, imagens mostrando a escova de dente, uma criança tomando banho, uma família durante uma refeição, e assim por diante são uma boa alternativa. “Estimular a criança a atingir tais objetivos colocando-os na sequência devida facilita o seu engajamento. Não podemos nos esquecer de parabenizar a cada realização bem-sucedida, caracterizando um reforço positivo.”
Os sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, ou TDAH, podem aparecer bem cedo, entre 3 e 7 anos de idade.
O adolescente ou a criança com essa condição é principalmente desatenta, bastante hiperativa, inquieta, impaciente e impulsiva em boa parte do tempo. O pequeno pode ter uma dificuldade significativa para seguir regras, respeitar limites, e, em consequência, geralmente tem uma relação conflituosa com pais, colegas e professores.
A Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) alerta que “há inúmeras pesquisas mostrando que o TDAH está associado ao fracasso acadêmico, abandono escolar, acidentes de trânsito, uso de drogas, álcool e divórcio, entre outras situações negativas na vida adulta”. Nessa fase o risco de dependência química, ansiedade e depressão associados ao TDAH pode ser bem maior.
Por isso, é fundamental buscar ajuda especializada ao sinal de qualquer sintoma incomum na criança, para que o diagnóstico seja precoce e para que o tratamento com psicoterapia e medicamentos seja iniciado o quando antes, preservando sua qualidade de vida.
Confira também dicas para auxiliar o pequeno a enfrentar o confinamento durante esta pandemia de COVID-19:
- Brincadeiras são sempre bem-vindas: pode ser um quebra-cabeça, desenho, atividades manuais.
- Interação online com os coleguinhas: acompanhando de perto e delimitando, ligações e jogos educativos online são interessantes para promover interação com os amigos de forma segura.
- Momento de leitura, pode ser inclusive em família: é muito importante sempre incentivar a leitura, e, ao mesmo tempo, é uma ótima distração/passatempo para a criança.
- Regras e rotina são importantes: a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica, por exemplo, utilizar fotos, desenhos ou imagens que demonstrem objetivos a serem atingidos ou que anunciem as atividades do dia.
De acordo com a entidade, imagens mostrando a escova de dente, uma criança tomando banho, uma família durante uma refeição, e assim por diante são uma boa alternativa. “Estimular a criança a atingir tais objetivos colocando-os na sequência devida facilita o seu engajamento. Não podemos nos esquecer de parabenizar a cada realização bem-sucedida, caracterizando um reforço positivo.”
Fontes: https://tdah.org.br/perguntas-mais-frequentes-e-suasrespostas/
e https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22578b-NA__Como_ajudar_crc_e_adl_enfrentar_confinamento.pdf.
e https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22578b-NA__Como_ajudar_crc_e_adl_enfrentar_confinamento.pdf.