Blog
TDAH e dependência química
12 de julho de 2023Embora, claro, nem todas as pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) abusem de substâncias, estudos mostram que quem possui o transtorno tem maior propensão a desenvolver problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
E existem algumas razões que podem contribuir para essa associação entre o TDAH e a dependência química, tais como:
1 - Muitas pessoas com TDAH têm dificuldade em regular suas emoções e podem recorrer ao uso de álcool e outras drogas para lidar com elas, até mesmo buscando alívio temporário de sintomas muito típicos do transtorno, como inquietação e dificuldade de concentração.
2 - A impulsividade é uma característica muito associada ao TDAH, por isso, quem tem essa condição tende a agir sem pensar, não consegue controlar os impulsos, resultando, em alguns casos, no abuso de substâncias.
3 - Alguns dados sugerem, ainda, que o TDAH e a dependência química podem ter fatores genéticos e ambientais em comum, o que pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver ambos.
Então, é fundamental destacar que o diagnóstico precoce e preciso do TDAH é essencial para, através do tratamento adequado, evitar ou minimizar os sérios impactos da condição na qualidade de vida, uma vez que esse sofrimento, em muitos casos, pode favorecer a dependência química.
O suporte profissional, portanto, é indispensável não só para tratar o distúrbio, mas também para prevenir outras complicações associadas a ele.
Leia também: Conheça os principais sintomas do TDAH