Blog
Desatenção e impaciência estão entre os sintomas de TDAH!

Você já deve ter ouvido falar do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, ou simplesmente TDAH, um problema que está ligado a causas genéticas e surge na infância, mas pode acompanhar a pessoa por toda a sua vida, é o que ressalta a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA).
Incidência
A entidade afirma, inclusive, que esse é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados.
E apesar de estudos não apontarem uma diferença significativa na prevalência do TDAH entre meninas e meninos, é possível notar no dia a dia de consultório um número significativo de meninos com a síndrome.
Sintomas
O transtorno manifesta alguns sinais de alerta que pais e responsáveis precisam conhecer e ficar atentos:⠀
- Falta de atenção;
- Dificuldade de concentração;
- Hiperatividade;
- Impulsividade;
- Impaciência;
- Inquietude;
- Dificuldade com regras e limites, e também na relação com pais, colegas e professores.
Vale destacar que a desatenção é igualmente comum em ambos os sexos, mas a própria ABDA destaca que os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas.
Os sintomas, muitas vezes, aparecem antes dos 7 anos de idade e começam a partir dos 3 anos.
Diagnóstico precoce é importante!
É muito importante que a criança ou adolescente seja rapidamente diagnosticado e também acompanhado regularmente por uma equipe multiprofissional. Se não detectado e tratado corretamente, na fase adulta o risco de uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão associados ao TDAH pode ser maior. Procure ajuda!
Estamos aqui por você!