Blog
Síndrome do Coração Partido: estresse emocional pode afetar o coração
29 de janeiro de 2021A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) alerta que o estresse emocional intenso pode provocar sinais muito semelhantes ao do infarto, como dor no peito, falta de ar, cansaço, tontura e náuseas. É a Síndrome do Coração Partido!
A entidade ressalta, inclusive, que mesmo que o problema esteja ligado a causas psicoemocionais – como perder uma pessoa muito querida, desemprego, divórcio, diagnóstico de uma doença grave, problemas financeiros, receber alguma outra notícia de caráter triste, inesperado ou chocante - a síndrome pode causar disfunções físicas sérias nas contrações dos ventrículos do coração.
Isso acontece porque situações de grande emoção podem estimular uma produção hormonal excessiva no organismo, impactando o funcionamento do órgão. Até por isso, o tratamento adequado dessa condição pode não só incluir o cardiologista, mas também o acompanhamento do psiquiatra e/ou psicólogo.
É o que a gente sempre diz por aqui: mente e corpo estão mais ligados do que você imagina.
Vale ressaltar que para evitar que o estresse sobrecarregue o coração, os exercícios físicos podem ser grandes aliados. Cuide de você!