Blog
Sinais do mutismo seletivo
15 de fevereiro de 2023Crianças com mutismo seletivo costumam se comunicar bem em casa, com a família, ou mesmo entre amigos muito próximos, mas com frequência não conseguem falar em situações sociais, como na escola ou em eventos familiares com pessoas de menor convívio, ocasiões nas quais ficam completamente caladas.
É uma reação incontrolável!
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO MUTISMO SELETIVO?
Timidez excessiva, medo de constrangimento, retraimento social, traços compulsivos e negativismo são características muito presentes em casos de mutismo seletivo.
Considerado um transtorno de ansiedade, o mutismo seletivo geralmente começa a se manifestar antes dos 5 anos de idade. E à medida que as crianças crescem, o isolamento social relacionado à condição pode piorar de forma significativa, levando a uma série de prejuízos, inclusive acadêmicos, porque, nesses casos, é comum que o pequeno não consiga se manifestar quando, por exemplo, ele não compreende uma tarefa de classe.
Muitas vezes, ele não consegue nem pedir para ir ao banheiro, embora precise...
MUTISMO SELETIVO: É PRECISO ATENÇÃO
Por isso, se os pais ou mesmo os professores notam que a criança apresenta problemas para se comunicar, para conversar com outras pessoas, sobretudo com episódios recorrentes de perda da fala, é fundamental buscar o suporte psicológico e psiquiátrico, se preciso, para um diagnóstico e tratamento adequados.
Essa ajuda é essencial para evitar que a condição interfira seriamente no desenvolvimento e na qualidade de vida do pequeno.
Fique atento!!!