Blog
Alguns sinais podem indicar que seu filho precisa de auxílio especializado!
08 de junho de 2022Para além do contexto adulto, a dependência química é, infelizmente, também um problema cada vez mais presente entre crianças e adolescentes!
Muitas vezes, o uso de substâncias lícitas e/ou ilícitas é tão precoce quanto o vício que pode vir logo em seguida e afeta radicalmente uma vida que só está começando.
Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), que envolveu mais de 11 milhões de estudantes de 13 a 17 anos, cerca de 63% dos jovens já ingeriram uma dose de bebida alcoólica. Já o uso de drogas ilícitas foi relatado por 13% deles, sendo que 4% o fizeram pela primeira vez antes dos 14 anos.
É fundamental que pais/responsáveis e familiares fiquem bastante atentos a essa questão, já que, em muitos casos, há uma influência importante do comportamento da família na vida da criança e do adolescente no que diz respeito ao consumo de drogas.
Além disso, é essencial falar sobre isso em casa visando combater e prevenir o problema, através da orientação, do diálogo e da conscientização, e, sobretudo, é primordial pedir ajuda profissional quando preciso, para diminuir os impactos de uma possível dependência na formação e no desenvolvimento infantojuvenil.
Por isso mesmo, é imprescindível conhecer alguns sinais de alerta que podem indicar a necessidade do suporte especializado:
- Tendência a minimizar/negar o consumo da substância;
- Irritabilidade e até agressividade sem um motivo aparente ou de forma desproporcional;
- Mudanças no círculo de amigos;
- Distanciamento da família;
- Desinteresse pelos estudos e por atividades de lazer antes prazerosas;
- Alterações de humor fora do normal;
- Sintomas de abstinência (como náuseas, vômitos, tremores, inquietação).
A dependência química é uma doença extremamente séria e tem tratamento, tanto para adultos quanto para os mais jovens!
Temos, inclusive, uma unidade voltada especificamente para o acolhimento de crianças e adolescentes. Conte sempre com a gente!!!