Blog
Setembro Amarelo: Mitos e Verdades!
08 de setembroA saúde mental é, infelizmente, ainda repleta de preconceitos e rótulos.
E o Setembro Amarelo é justamente um mês especial para nós mudarmos este cenário cada vez mais. Por isso, hoje é dia de a gente conversar um pouco mais sobre mitos e verdades importantes em relação ao suicídio.
- “Pessoas que falam em tirar a própria vida só querem chamar atenção e/ou não têm intenção de cometer verdadeiramente o ato.” MITO!
Esse, na verdade, é um pedido de socorro, de ajuda. Não ignore, procure auxílio profissional!
- “Pessoas que pensam em suicídio podem apresentar sinais de alerta verbais e/ou comportamentais.” VERDADE!
Mudanças no comportamento como afastamento de amigos e da família, perda de interesse pelas atividades e insônia/excesso de sono, assim como falas de despedida e/ou que remetam à culpa, desesperança e angústia são alertas.
- “Apenas pessoas com transtornos mentais têm risco de cometer suicídio.” MITO!
Se a pessoa está em grande sofrimento emocional, por exemplo, por conta de um luto, uma enorme decepção, frustração, sobrecarga emocional intensa, pode haver risco também - esteja ela com ou sem transtorno mental.
- “Ao perceber que a pessoa está pensando no ato, dar um espaço a ela para falar sobre seu sofrimento, de forma respeitosa e acolhedora, pode prevenir o suicídio.” VERDADE!
Falar sobre o assunto, de maneira responsável e acolhedora, pode fazer com que quem pense nele tenha a oportunidade de conversar sobre seu sofrimento e de ser ajudado.
Você não está sozinho, conte sempre com a gente!