Blog
Quarentena: fuja do abuso de bebidas alcoólicas!
Vivemos, hoje, o que muitos chamam de um “novo normal”, ou seja, estamos nos adaptando a toda esta realidade de isolamento social, cuidados essenciais, entretenimento e “contato” virtual, e distanciamento. Neste novo cenário, portanto, as opções de lazer e atividades cotidianas ficaram mais limitadas e restritas. Além disso, neste período, aqueles sentimentos de medo, incerteza, estresse e ansiedade estão ainda mais intensos e até coletivos.
E é aí que o abuso nocivo do álcool aparece, pra alguns, como um refúgio.
Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas em todo o mundo, especialmente por conta do distanciamento social. A entidade pediu a governos e empresas para reduzir/restringir a venda de álcool durante a quarentena.
A OMS ressaltou, ainda, que a bebida enfraquece o nosso sistema imunológico – algo perigoso em tempos de Coronavírus –, além também de estimular comportamentos agressivos.
Por isso, neste momento, tome cuidado! Evitar o álcool é cuidar tanto da sua saúde mental quando do seu bem-estar físico. Não se engane, o entorpecimento causado pela bebida não ajuda agora, pelo contrário, pode favorecer o aparecimento de outros problemas como a dependência química.
Dá pra se distrair assistindo filmes e séries que goste, lendo livros, exercitando-se, cozinhando, fazendo cursos/atividades online, batendo um papo com os amigos/familiares por videochamada, por exemplo, sem que disso faça parte o álcool. Certo?
E tem mais: no quesito bebidas alcoólicas, é importante lembrar que não há uma quantidade considerada segura para consumo. Algumas pessoas, inclusive, podem ter até predisposição genética para o alcoolismo. Então, é importante estar atento!
A seguir, vale lembrar alguns sinais de alerta:
- Você já tentou parar de beber e não teve sucesso?
- Irrita-se quando dizem que bebe demais?
- Acredita que bebe mais do que deveria?
- Frequentemente, sente que precisa beber para se sentir bem?
- Já bebeu ou bebe assim que acorda?
- A bebida já foi motivo de problemas pessoais e/ou profissionais?
SE PRECISO, PEÇA AJUDA.
Estamos juntos nessa. Conte sempre com a gente!