Blog
Quanto mais cedo o jovem começa a beber, maior é a chance de dependência!
O abuso de álcool, ao contrário do que muita gente pensa, não é um problema apenas adulto. Faz muito tempo que esta também é uma preocupação relacionada aos jovens. De acordo com uma pesquisa, deste ano, do Centro de Informações sobre Álcool e Saúde (CISA), 43,8% dos adolescentes consomem bebidas alcoólicas em festas e 17,8% entre amigos. Mesmo o Brasil possuindo a lei que proíbe a oferta de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, ainda segundo os dados, 9,4% tem permissão da família pra beber e 3,8% bebeu em casa, também com permissão.O grande perigo está no fato de que os adolescentes, que estão bebendo cada vez mais cedo, têm maior risco de se tornarem dependentes alcóolicos a longo prazo. Expor o cérebro em formação ao álcool pode fazer com que o jovem valorize o prazer químico da bebida e passe a usá-la regularmente e desenfreadamente.
Os especialistas, inclusive, alertam que a ingestão de grandes quantidades de álcool em idades precoces pode acarretar alterações importantes nas funções cerebrais. Este é um fator que poderia estimular a busca cada vez mais frequente pelo prazer obtido com o consumo abusivo da bebida.
Nenhuma dose alcoólica é segura, portanto, evite seu consumo.
Se perceber que precisa de ajuda ou que alguém que você conhece precisa de auxílio, fale com a gente, busque apoio especializado.
Conte sempre com a nossa equipe!