Blog
O que síndrome de impostor?
11 de janeiro de 2023Pensamentos excessivamente autocríticos e autodepreciativos fazem parte da rotina de quem sofre com a chamada síndrome do impostor! Você já ouviu falar dela?
O problema está relacionado, sobretudo, a uma insegurança fora do comum, tanto no âmbito profissional quanto em outras áreas da vida, assim como há também uma autopercepção distorcida, ou seja, a pessoa tende a duvidar constantemente de suas habilidades e realizações, muitas vezes, atribuindo determinada conquista à sorte, por exemplo.
Há, inclusive, muita gente que, devido ao medo de fracassar e ser exposto/julgado (por se sentir sempre insuficiente e prestes a falhar), entra em um verdadeiro ciclo de autossabotagem com atitudes que, em vários casos, fazem com que oportunidades importantes sejam perdidas.
A síndrome está associada à angústia, procrastinação, ansiedade, estresse, esgotamento e uma baixa autoestima considerável. E, embora essa condição não conste ainda no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), cada vez mais ela tem ganhado destaque pela quantidade de casos e pelo seu forte impacto sobre a qualidade de vida.
A boa notícia é que a psicoterapia, ao trabalhar o autoconhecimento e a autoaceitação (entre outros fatores), é uma aliada poderosa para lidar com essa desordem psicológica e evitar que ela afete seriamente aspectos do dia a dia.
Então, não hesite: se preciso, procure a ajuda de um profissional da saúde mental!
Conte sempre com a gente!