Blog
O que é Agorafobia?
03 de junho de 2021Apesar de a condição já ter aparecido em alguns filmes por aí, a Agorafobia não é ficção, pelo contrário, é um transtorno ansioso bem real, que pode afetar consideravelmente a qualidade de vida de quem sofre com ele.
O próprio “Manual Diagnósico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5)” alerta que a Agorafobia deixa a pessoa extremamente apreensiva e ansiosa em determinadas situações, por exemplo:
- Ao usar transporte público (ônibus, trens, aviões, etc);
- Estar em espaços abertos (mercados e estacionamentos, por exemplo) ou em lugares fechados (lojas, cinemas, etc);
- Ficar em uma fila;
- Estar no meio de uma multidão;
- Sair de casa sozinho.
O Manual destaca que esse temor intenso ocorre porque quem possui o distúrbio acredita com frequência que algo terrível possa acontecer em ocasiões como essas, e que seria difícil escapar, ou que pode não haver socorro se aparecerem sinais de pânico (como tontura, desmaio e medo de morrer) ou outros sintomas incapacitantes e constrangedores, a exemplo de queda e náuseas.
Por isso, devido a esse forte temor e/ou ansiedade, a pessoa tende a fugir dessas situações ou requer alguém de confiança ao seu lado, a acompanhando. Sendo assim, atividades rotineiras se tornam um grande sofrimento.
Esse medo é extremo, incontrolável, persistente e bastante desproporcional em comparação à situação real, que é vista como ameaçadora, mesmo que seja algo relativamente seguro.
O diagnóstico é individualizado e há tratamento, que inclui o acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Se preciso, não hesite, consulte um profissional.
Estamos aqui para você !