Blog
O jornalista Marco Aurélio Souza revela diagnóstico de Síndrome de Burnout
02 de dezembro de 2022Com quase 18 anos de TV Globo, o jornalista Marco Aurélio Souza revela saída da emissora após diagnóstico de Síndrome de Burnout.
“O burnout não é um resfriado. Ele é um divisor. Você entra de um jeito e sai de outro. Você entra uma pessoa e sai outra”, destacou o repórter em suas redes sociais.
Vale lembrar que, este ano, a condição passou a ser considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma doença ocupacional; ela foi incluída na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que define o problema como “resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”.
Fica o alerta: esgotamento mental e físico, exaustão extrema, diminuição da produtividade, sentimentos constantes de negativismo, fracasso e insegurança relacionados ao trabalho, sono ruim, lapsos de memória são alguns dos sinais associados à síndrome.
Nada disso deve ser considerado normal, pelo contrário!
A condição pode comprometer seriamente a saúde mental e física, então é extremamente importante buscar a ajuda especializada, como enfatizou o próprio jornalista em seu relato.
“O que eu não sabia explicar, com o acompanhamento de uma psiquiatra e um terapeuta, ganhou forma e nome: síndrome de burnout. Medicação, terapia e licença médica: um mantra que deve ser repetido sem pressa. ou você se dá um tempo ou o tempo enche a sua cabeça com mais e mais problemas”, contou.
Lembre-se sempre: nunca se sinta culpado por cuidar do seu bem-estar e se priorizar!