Blog
Internação psiquiátrica: quando é necessário?
12 de março de 2021A indicação médica para internação psiquiátrica pode acontecer quando é preciso tirar a pessoa de um surto/crise ou da ideação suicida, por exemplo, a fim de protegê-la, acolhê-la e tratá-la de forma integral por meio de uma equipe médica multidisciplinar. É uma decisão que leva em conta as condições físicas e psicológicas do paciente.
Então, abaixo vamos esclarecer, com algumas situações, quando é necessária a internação psiquiátrica:
- Na presença de fortes pensamentos suicidas;
- Se a pessoa, por exemplo, com depressão para de se alimentar e de manter cuidados básicos. Ou seja, quando ela perde sua autonomia;
- Em casos em que a pessoa não consegue se relacionar, trabalhar e/ou estudar devido a alguma condição psiquiátrica;
- Quando ela perde a noção da realidade e/ou possui um prejuízo importante do senso crítico, muitas vezes sem condições de tomar decisões;
- Em casos de dependência química, sobretudo, quando o paciente não consegue se manter em abstinência durante o tratamento ambulatorial, com crises intensas.
A internação só é feita mediante uma avaliação psiquiátrica minuciosa, em conjunto com o paciente e a família.
Com o diagnóstico adequado e, em seguida, análise individual das necessidades e possibilidades terapêuticas, a internação psiquiátrica pode ser recomendada visando recuperar o bem-estar do paciente e sua qualidade vida, com um acompanhamento profissional mais de perto, seguro e bem estruturado.
Conte sempre com a gente!