Blog
Idosos têm maior prevalência de depressão no Brasil
15 de maio de 2024A depressão na terceira idade é um tema que precisa cada vez mais ser abordado e que exige alerta, especialmente considerando os dados de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que apontam os idosos entre 60 e 64 anos como os mais afetados pela doença.
O quadro depressivo em idosos muitas vezes envolve sintomas como apatia, incômodos físicos (como dores, tonturas e falta de energia), insônia e também falta de apetite, que pode levar a uma perda de peso significativa e perigosa para a saúde, sobretudo nessa faixa etária.
A família, portanto, precisar estar atenta a esses sinais, principalmente em situações em que houve, por exemplo, a perda de um companheiro (a).
Com compreensão, empatia e cuidado, podemos ajudar nossos idosos a enfrentarem essa fase com bem-estar e qualidade de vida. O apoio emocional, o incentivo a atividades que tragam prazer e o acesso a tratamentos adequados, por meio da psicoterapia e do acompanhamento psiquiátrico, são ferramentas poderosas na luta contra a depressão na terceira idade.
Lembre-se: nem tudo deve ser associado única e exclusivamente ao envelhecimento. É preciso estar atento, presente, observar, conversar, apoiar e, principalmente, buscar ajuda profissional quando necessário.