Blog
Estudo da USP alerta: consumo de alimentos ultraprocessados está relacionado a sintomas da depressão
08 de maio de 2024Um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) revelou uma relação importante entre o consumo de alimentos ultraprocessados e sintomas depressivos. De acordo com os pesquisadores, o risco de desenvolver quadros depressivos aumenta em 42% quando esses produtos representam uma parte significativa da dieta.
Esses alimentos, como refrigerantes, salgadinhos industrializados, fast food, biscoitos recheados, salsichas, entre outros, além de serem conhecidos por seu baixo valor nutricional, são ricos em açúcares adicionados, sódio e gorduras, o que pode contribuir para problemas de saúde mental. Contudo, os autores do estudo descobriram que os aditivos químicos presentes em ultraprocessados também podem estar por trás de condições psiquiátricas.
Eles explicam que isso pode estar associado ao fato de que essas substâncias provocam alterações na microbiota intestinal (“comunidade” de microrganismos que vive no nosso intestino), causando um desequilíbrio na absorção dos nutrientes.
Portanto, cuidar do seu bem-estar emocional é também se atentar ao seu estilo de vida, o que inclui a sua alimentação.
É como os médicos dizem: “descasque mais e desembale menos”. Invista o quanto puder em frutas, verduras e vegetais, e evite consumir grandes quantidades de ultraprocessados.
Fonte: Folha de S. Paulo (o link com mais informações sobre esse estudo está AQUI).