Blog
Depressão pós-parto pode surgir até 18 meses após o nascimento do bebê
15 de dezembroA Depressão Pós-Parto é um problema, infelizmente, comum e ainda cercado de tabus.
Só para você ter uma ideia, por volta de 25% das brasileiras sofrem com sinais da doença, de acordo com uma pesquisa comandada por Mariza Theme, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Fiocruz (RJ).
O transtorno pode se desenvolver ainda na primeira semana após o nascimento da criança, ou em até 18 meses após o parto, ou seja, mais de um ano depois. Fique atenta!
Se sentimentos como tristeza, ansiedade, exaustão fora do comum, choro constante, irritabilidade, desânimo, perda de peso acentuada, falta de energia, insônia, sentimento de culpa, sensação de incapacidade, pouco interesse pelo bebê ou, ao contrário, preocupação excessiva com a saúde do pequeno durarem mais de 4 semanas, é um sinal de alerta.
As causas relacionadas à doença incluem alterações hormonais, já que há uma diminuição significativa dos hormônios estrogênio e progesterona após o nascimento do bebê, o que pode contribuir para o quadro, assim como parto traumático, sobretudo se envolver violência obstétrica, estresse e tensão durante a gravidez, dificuldades na amamentação, entre outros fatores.
E é importantíssimo buscar auxílio psicológico e psiquiátrico; há tratamento!
Procure ajuda profissional, se preciso, estamos aqui para te acolher e dar todo o suporte necessário.