Blog
Cultura do Cancelamento e Abuso Psicológico
23 de fevereiro de 2021O Big Brother Brasil (BBB), reality show da Rede Globo, vem provocando um debate importante sobre a cultura do cancelamento, e o abuso psicológico provocado por ela, fator que pode trazer sérias consequências à saúde mental.
E a neuropsicóloga da Clínica Maia, Katherine M. De Paula Machado, vem falar sobre isso no nosso podcast #IndependenteMente. A especialista destaca que essa cultura do cancelamento, promovida por um grupo que quer punir e excluir alguém do convívio social/virtual (ao avaliar e julgar comportamentos percebidos como inadequados), vai progressivamente envolvendo a reputação da pessoa a ser “cancelada”, a ponto de ameaçar o seu trabalho, a sua vida financeira e social, e, sobretudo, o seu psicológico.
O que acontece é que a forma como as pessoas encontraram para resguardar seus direitos e posicionamentos, principalmente nas redes sociais, resulta na reprodução do comportamento agressivo, brutal. Ou seja, para defender determinada questão, para sair da posição de vítima, ao promover esse cancelamento, a pessoa “toma” o lugar do agressor.
Precisamos repensar, portanto, nossa forma de resolver conflitos, a maneira como assumimos posturas e como nos defendemos.
Vale muito a pena ouvir o podcast especial que preparamos sobre o tema e pensar sobre isso.
Para acessá-lo, clique aqui!