Blog
Covid longa pode afetar consideravelmente a saúde mental
04 de agosto de 2022Síndrome Pós-Covid ou Covid Longa: quando sintomas da infecção provocada pelo coronavírus aparecem ou persistem muito tempo depois da fase aguda da doença...
Um estudo publicado na revista médica General Hospital Psychiatry revelou dados que apontam para alta prevalência de condições psiquiátricas e problemas cognitivos de 6 a 9 meses após a covid, o que inclui depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e deficiências cognitivas associadas à memória e à atenção.
Segundo os pesquisadores, a interação de vários mecanismos relacionados à doença podem resultar em disfunções/lesões que acabam causando o comprometimento mental e cognitivo.
Há indícios, inclusive, de uma invasão direta do coronavírus no cérebro...
E este é só um dos levantamentos sobre o assunto!
De acordo com informações de um Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 10 pessoas continua a ser afetada por sinais da doença doze semanas após ter sido infectada pelo vírus, o que inclui não só quadros psiquiátricos, mas também queda de cabelo, tonturas, cansaço intenso, por exemplo.
Esses dados evidenciam não só a importância da busca pelo suporte médico adequado quando preciso (então, fique atento), como também o quanto a vacinação é fundamental.
Alguns estudos sugerem que pessoas totalmente vacinadas podem ter um risco menor de desenvolver esses sintomas duradouros. Portanto, proteja-se, mantenha todas as doses em dia!