Blog
Comportamento dos jovens: quais são os sinais de alerta?
22 de junho de 2023É fundamental estarmos atentos ao comportamento dos pequenos!
Isso pode ajudar a identificar sinais que indiquem que a criança ou o adolescente está precisando de ajuda profissional.
Existem indícios comuns que podem nos alertar sobre a necessidade de buscar apoio adequado. A seguir, confira alguns deles:
- MUDANÇAS DRÁSTICAS: alterações repentinas e significativas no humor, como tristeza persistente, irritabilidade extrema, raiva fora do comum (que pode culminar em brigas frequentes), ansiedade constante e perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas.
- PROBLEMAS ACADÊMICOS: dificuldades no desempenho escolar, como queda brusca nas notas, falta de concentração e motivação, recusa em frequentar a escola ou problemas em sala de aula.
- ALTERAÇÕES NO SONO E NA ALIMENTAÇÃO: insônia ou sono excessivo, pesadelos frequentes, falta de apetite ou, ao contrário, comer em excesso.
- ISOLAMENTO SOCIAL: por exemplo, distanciamento de amigos e familiares, fuga de interações sociais.
- E MAIS: atenção à queda significativa de energia, cansaço constante, dores de cabeça ou de estômago frequentes sem causa aparente.
Então, você que convive com crianças e/ou adolescentes, fique de olho em atitudes e queixas fora da normalidade e, quando preciso, busque o suporte de profissionais da saúde mental.
Conte sempre com a gente! E lembrando: nós temos, inclusive, uma unidade voltada exclusivamente para o acolhimento de jovens, que é referência no tratamento infantojuvenil de transtornos mentais e dependência química.
Leia também: Conheça os principais sintomas do TDAH!