Blog
Como saber se estou com Síndrome de Burnout?
20 de outubro de 2021Você tem se sentido extremamente esgotado, sempre tenso e muito estressado? Fique atento, porque esses podem ser sinais da Síndrome de Burnout.
O problema, cada vez mais presente na vida de muita gente, pode ser causado por uma rotina de trabalho bastante danosa, cansativa, atribulada, frenética e desgastante.
Alguns dos principais sintomas de Burnout incluem exaustão intensa, tanto emocional quanto física, desânimo, aumento da pressão arterial, insônia, ansiedade, irritação frequente, dores de cabeça, desconfortos musculares, dificuldades para se concentrar, lapsos de memória, insegurança, baixa autoestima, sentimentos constantes de fracasso e desesperança.
Além disso, esse forte esgotamento profissional pode também levar a sérios quadros depressivos, então é muito importante conhecer essa condição e pedir ajuda o quanto antes, para evitar uma piora do distúrbio.
O tratamento da Síndrome de Burnout normalmente envolve o suporte psicológico e, se preciso, o acompanhamento psiquiátrico.
A psicoterapia é essencial para identificar a origem do problema e, com isso, possibilitar mecanismos para combatê-lo. Em alguns casos, pode ser necessário também o auxílio de medicamentos.
Fica o alerta: se você se identificar com os sinais que destacamos acima, não hesite, busque o apoio especializado, seja para diagnosticar e tratar corretamente essa condição, descartá-la ou mesmo para detectar e cuidar de qualquer outro problema psicológico envolvido.
Lembre-se que estamos sempre aqui para você!