Blog
A ansiedade, se muito constante, pode afetar a saúde do seu coração

Quando uma pessoa está ansiosa ou estressada, o corpo libera hormônios como o cortisol e a adrenalina, o que pode elevar a pressão arterial, acelerar a frequência cardíaca e a respiração, e levar a uma constrição dos vasos sanguíneos.
Esse aumento frequente da carga sobre o coração pode favorecer o desenvolvimento de condições cardiovasculares, como hipertensão, doença arterial coronariana e até ataque cardíaco.
Inclusive, um artigo publicado na revista médica Current Psychiatry Report destacou que, entre pacientes com doença cardíaca, os transtornos de ansiedade são comuns e associados a problemas significativos na saúde cardiovascular.
Mas calma! Vale ressaltar que essa relação é complexa e multifatorial.
Nem todas as pessoas ansiosas desenvolverão distúrbios cardíacos, e, da mesma forma, nem todas as doenças cardíacas são causadas pela ansiedade. Outros fatores, como histórico familiar, idade e estilo de vida, também podem contribuir para o surgimento dessas disfunções.
O importante é, quando preciso, buscar o suporte de profissionais da saúde mental para diagnóstico e tratamento adequado de transtornos ansiosos, não só para melhorar a qualidade de vida, mas também para preservar o correto funcionamento do seu coração. Pense nisso!
Referência: ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5149447/ .
Leia também: Dicas para controlar a crise de ansiedade