Blog
Anorexia Nervosa: um dos transtornos alimentares mais comuns na adolescência
21 de julho de 2021A busca pelo corpo perfeito ainda é um problema que traz consequências sérias não só para o corpo, mas também para a mente, principalmente entre os jovens.
E as redes sociais só vêm piorando tudo, favorecendo o culto a padrões irreais de estética.
Um exemplo claro disso é o “vício” nos famosos filtros “embelezadores” aqui do Instagram, recurso que só promove ainda mais a procura pela imagem inalcançável e ilusória. O resultado disso, muitas vezes, é uma grave alteração na percepção da autoimagem e, por isso, até mesmo o desenvolvimento de transtornos alimentares como a anorexia nervosa.
A condição é caracterizada por uma perda de peso intensa, devido à restrição alimentar voluntária e radical motivada por uma visão distorcida do próprio corpo.
Apesar de extremamente magro, quem possui anorexia se enxerga bem acima do peso corporal que realmente possui e, por isso, se recusa a comer ou se alimenta muito pouco.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) alerta que é comum o transtorno estar ligado à depressão e destaca, ainda, que ele gera alterações importantes no organismo e nas funções fisiológicas, como a interrupção do ciclo menstrual.
O diagnóstico precoce da anorexia é fundamental para evitar riscos bastante perigosos para saúde. O tratamento, que envolve uma equipe multidisciplinar, pode incluir, por exemplo, psiquiatra, psicólogo, nutricionista e endocrinologista.
Se preciso, procure ajuda para você ou mesmo para alguém que você vê que necessita de auxílio! A sua saúde física e mental importa, e muito. Cuide verdadeiramente de você.
E lembre-se sempre: “Seu corpo não precisa se adequar a um padrão para ser bonito. Ele é lindo com suas marcas, suas dobras, suas curvas e suas experiências!” (Marianna Moreno).