Blog
Alopecia: doença de Jada Smith pode afetar a saúde mental
28 de março de 2022Durante a Cerimônia do Oscar 2022, a atriz Jada Pinkett Smith foi alvo de piadas do comediante Chris Rock, que “brincou” com o fato de a artista ter raspado a cabeça. E isso gerou grande desconforto para Jada e também para o ator e marido dela, Will Smith, que, infelizmente, acabou agindo impulsivamente...
Nunca é demais alertar que um comentário que, por si só, torne a aparência de alguém tema de piada é inadmissível, e o que piora toda essa situação é que o motivo de a artista perder os cabelos não foi meramente estético; ela luta contra uma condição chamada alopecia areata, uma doença autoimune que acarreta a queda capilar.
É um problema que não tem apenas consequências físicas, mas também psicológicas. Em vários casos, causa um impacto emocional importante, trazendo sérios prejuízos para a autoestima e a autoimagem da mulher. E também afeta a família, que acompanha todo esse sofrimento de perto.
Inclusive, de acordo com um estudo da Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), pacientes com alopecia apresentam uma frequência significativa de sintomas de depressão e ansiedade.
Portanto, fazer graça com algo tão difícil e doloroso só atrapalha ainda mais a vida de quem sofre com a doença, provocando mais dor...
Falas ofensivas disfarçadas de brincadeiras como essa que, muitas vezes, envolvem preconceitos a outras condições, como os transtornos mentais e a dependência química, por exemplo, machucam de forma profunda e não possuem nada de divertido. Então, tome cuidado!
Nunca se esqueça: “seja gentil, você não sabe as batalhas que o outro enfrenta!”!
Foto: Getty Images
Referências: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582021000200005