Blog
Agorafobia: saiba mais sobre o transtorno que pode ser intensificado ou mesmo desencadeado pela pandemia
02 de março de 2022Devido à pandemia que se instalou em 2020 e que, guardadas as devidas proporções, ainda hoje persiste, nós ficamos bastante tempo isolados dentro de casa, temerosos, evitando sair e socializar. Com a chegada da vacina, felizmente as coisas melhoraram e nós voltamos às ruas...
Contudo, nesse momento quase de “pós-pandemia”, especialistas ressaltam que é preciso, mais do que nunca, estar atento à saúde mental, já que o período conturbado pode deixar um legado de transtornos, favorecendo as chances de inúmeras pessoas desenvolverem problemas como Agorafobia.
O distúrbio está relacionado ao medo de sair de casa, sobretudo sozinho, devido à extrema ansiedade desencadeada pela ida a certos lugares, por exemplo, mercados, parques, shoppings, lojas, ou mesmo com o uso do transporte público. Nessas situações, a pessoa receia perder o controle; ela se sente vulnerável, em risco, e acredita que algo de muito ruim pode acontecer, por isso, foge delas o quanto pode.
Lembrando que esse medo é incontrolável e bastante desproporcional em comparação à situação real, que é vista como extremamente ameaçadora, mesmo que seja algo relativamente seguro. Esse temor acentuado pode, inclusive, acarretar ataques de pânico!
Justamente por isso, as mudanças no comportamento que são resultado dos tempos de combate à covid podem intensificar a tendência ao aparecimento de condições como essa.
Portanto, fique muito atento a sentimentos e atitudes que estejam comprometendo o seu dia a dia e a sua qualidade de vida. Quando preciso, não hesite: busque o acolhimento da terapia e até mesmo o suporte psiquiátrico.
Ainda mais nos dias atuais, o seu bem-estar emocional exige cuidados tanto quanto a sua saúde física, lembre-se sempre disso. E conte com a gente!