Blog
5 fatos sobre a musicoterapia
06 de outubro de 2023Você tem uma playlist favorita que te acompanha no seu dia a dia?
É bem possível que sim!
Sem dúvida alguma, a música é algo muito presente no nosso cotidiano e funciona, muitas vezes, até como uma válvula de escape da agitação da rotina. Por isso mesmo, vale a pena trazer aqui esse aspecto tão importante dentro do universo da saúde mental.
A musicoterapia, como o próprio nome sugere, usa a música e seus elementos como ferramenta terapêutica para promover o bem-estar. É um recurso complementar que utiliza a composição, o instrumento, o som, o ritmo, a melodia, enfim, técnicas que trabalham habilidades essenciais.
Essa prática tem ganhado destaque ao longo dos anos devido aos diversos benefícios que oferece. A seguir, destacaremos cinco fatos importantes sobre essa técnica. Vamos a eles!
1- MELHORA A CONCENTRAÇÃO, A MEMÓRIA E O RACIOCÍNIO: a musicoterapia tem demonstrado ser eficaz na melhoria das habilidades cognitivas, com atividades que ajudam a estimular o cérebro. Isso é particularmente benéfico para pessoas que enfrentam problemas de concentração, memória e raciocínio.
2- AUMENTA A AUTOESTIMA: a música pode ter um impacto poderoso na autoestima das pessoas. Ela pode auxiliar por meio do empoderamento, criatividade, autoexpressão, relaxamento, autoconsciência, conexão social e superação de desafios, contribuindo para uma visão mais positiva de si mesmo.
3- REDUZ O ESTRESSE: com a musicoterapia, as pessoas podem aprender métodos para gerenciar o estresse, proporcionando um alívio significativo das pressões do dia a dia.
4- ESTIMULA A EXPRESSÃO, A COMUNICAÇÃO E A SOCIALIZAÇÃO: ela promove também um ambiente seguro para se expressar por meio da música. Isso pode ser bastante vantajoso para aqueles que têm dificuldades em se comunicar através da fala ou da escrita.
5- CONTRIBUI NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO: esse método terapêutico oferece uma abordagem, em muitos casos, eficiente para ajudar no tratamento de transtornos como a depressão e a ansiedade, possibilitando conforto emocional e um meio de expressar emoções difíceis de maneira saudável.