Blog
15 minutos de exercício físico já são suficientes para prevenir a depressão. Você sabia?
Os médicos recomendam, a gente sabe que deve fazer, mas muitas vezes falta coragem, vontade, disposição, motivação para manter uma vida fisicamente ativa. E aí vai mais um motivo e incentivo: segundo estudo publicado recentemente no periódico JAMA Psychiatry, pessoas que praticam atividade física correm menor risco de desenvolver a depressão. A vantagem pode ser alcançada mesmo para aqueles que não dispõem de muito tempo para a atividade (15 minutos, por exemplo, já bastam).E tem mais: mesmo pacientes já diagnosticados com a doença podem encontrar na prática esportiva uma técnica importante de complemento ao tratamento. E o benefício pode ser obtido por qualquer pessoa, independente de sexo e idade. Uma caminhada e/ou pedalada diária faz toda a diferença.
Outro estudo publicado no periódico Neurology afirmou que o exercício também pode prevenir a demência. Mulheres fisicamente ativas, por exemplo, têm risco 57% menor de desenvolver Alzheimer e outro tipo de demência.
É como já dizia Albert Einstein, “a vida é igual andar de bicicleta, para ter equilíbrio é preciso se manter em movimento.”