INTERNAÇÕES 24H 11 4788-1902 INTERNAÇÕES 24H - Whatsapp 11 98601-3664 AGENDAMENTO DE CONSULTAS 11 5081-8811
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Blog

Tecnologia pode causar transtorno mental. Fique atento!

Um estudo realizado pela Microsoft e apresentado no Fórum Econômico Mundial, na Suíça, afirma que grande parte dos brasileiros se beneficia com a tecnologia em várias áreas de sua vida. No entanto, a mesma tecnologia que auxilia o dia a dia de muita gente pode causar também insônia, ansiedade e depressão e está ligada a um recente transtorno mental: a dependência da tecnologia.

A população é, praticamente, bombardeada quase o dia todo por ações tecnológicas, principalmente nos quesitos internet e rede social, um universo complexo e polêmico. O transtorno já é comparado, inclusive, a fatores causados por dependência química, por exemplo.

Mas, afinal de contas, o que caracteriza a doença? Simples: o descontrole sobre o uso da tecnologia, principalmente se isso gera aspectos negativos importantes no cotidiano da pessoa. O problema está relacionado à utilização impulsiva de smartphones, jogos eletrônicos e redes sociais. O vício pode acarretar alterações no comportamento e causar complicações sociais, profissionais e de saúde.

Uma análise científica feita por pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, traçou um perfil do viciado em videogames que, aparentemente, está ligado à hiperatividade, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do déficit de atenção e depressão.

Portanto, quando falamos sobre avanços tecnológicos, todo cuidado é pouco. A tecnologia é benéfica e muito necessária, mas como tudo em exagero, ela pode ocasionar consequências sérias. Em caso de dúvida, consulte um profissional e saiba mais sobre o tema, principalmente se houver identificação com ele.
« Voltar