INTERNAÇÕES 24H 11 4788-1902 INTERNAÇÕES 24H - Whatsapp 11 98601-3664 | 11 98601-4247 AGENDAMENTO DE CONSULTAS 11 5081-8811
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Blog

Abuso de álcool na adolescência

Os jovens estão bebendo cada vez mais cedo, e grande parte deles acaba convivendo com a dependência alcoólica no futuro.  A adolescência é um período em que o jovem acaba sendo conduzido pelo impulso e pela curiosidade de conhecer e experimentar novas experiências, o que pode levá-lo ao álcool. Estima-se que aproximadamente 50% dos jovens, com idade entre 12 e 17 anos, já fizeram uso de álcool pelo menos uma vez na vida. Entre estudantes de 13 a 15 anos, cerca de 54% já experimentaram alguma bebida alcoólica e 21% já tiveram algum episódio de embriaguez.

Desse modo, é importante informar  que o álcool afeta a capacidade cognitiva e prejudica o desenvolvimento do cérebro e da memória, comprometendo o desempenho escolar e o relacionamento de forma geral.

E tem mais! Aqueles que começam a beber antes dos quinze anos têm cinco vezes mais chances de ter problemas relacionados ao uso excessivo do álcool na faze adulta, do que aqueles que começam a consumir bebidas somente aos 21 anos.  O consumo precoce do álcool na adolescência acaba facilitando, até mesmo, o uso de outras drogas, uma vez que o adolescente começa a valorizar o prazer químico da bebida e, por isso, depois de algum tempo, essa sensação pode não o satisfazer, levando-o a procurar outros entorpecentes.

Por isso, como prevenção do alcoolismo, é muito importante a orientação dos pais; os adolescentes precisam de limites claros. É necessário mostrar distinção entre beber socialmente, dentro de um contexto familiar e festivo, e a embriaguez. Os responsáveis são também referência, devem estar atentos ao exemplo que passam aos filhos.
O diálogo sobre estas questões é essencial e auxilia os adolescentes a decidirem como agir diante da oferta fácil de álcool e de outras drogas.
« Voltar